Sinais e sintomas do câncer na infância
O câncer na infância, patologia rara nesta faixa etária, é atualmente uma doença curável em 60 a 80% dos casos. Este resultado é fruto não só da utilização da quimioterapia, radioterapia e cirurgia associadas ou isoladamente, mas principalmente do diagnóstico em estágios precoces, o fator mais importante para a cura. Enquanto no paciente adulto a maioria das neoplasias malignas é de origem epitelial, com evolução lenta e muitas vezes passível de prevenção, na criança os tumores geralmente são de origem embrionária, com crescimento rápido.Os tumores de pacientes pediátricos derivam principalmente do sistema hematopoiético/retículo endotelial (leucemias, linfomas), do sistema nervoso central e do tecido mesenquimal. A evolução rápida desses tumores reflete a importância do diagnóstico precoce, o que implica tratamentos mais eficazes em termos de cura e com menos sequelas de longo prazo.
Em nosso meio é muito frequente que o paciente tenha recorrido à assistência médica várias vezes com a mesma queixa no decorrer de semanas ou meses, ou com agravamento progressivo de queixa, até que seja feito o diagnóstico do câncer em estágio avançado. Os sinais e sintomas relativamente inespecíficos que aparecem também em várias patologias pediátricas muito mais frequentes, contribuem para o atraso diagnóstico. A persistência da queixa deve ser sempre um sinal de alerta importante.
O câncer pode se manifestar basicamente de três maneiras, sinais e sintomas inespecíficos, sinais e sintomas relacionados à presença do tumor, presença de massa tumoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário